Pianista Arthur Moreira Lima toca em Apucarana

07-09-2010 10:14

Pianista Arthur Moreira Lima toca em Apucarana

Seg, 06 de Setembro de 2010 13:55

Ele está entre os grandes pianistas e intérpretes da música erudita internacional, mais ainda, é uma das importantes personalidades da nossa cultura. O melhor, Arthur Moreira Lima e seu piano têm data marcada para uma apresentação em Apucarana: dia 05 de novembro...

O mais inusitado, todo esse peso erudito terá como palco não um teatro, mas um caminhão em concerto ao ar livre na Praça Rui Barbosa.

A música clássica ao alcance de todos. Esse é o ideal do projeto “Um Piano pela Estrada”, que leva o músico carioca e seu Caminhão Teatro para todo e qualquer lugar do país, como forma de levar a grande música de concerto aos mais diversos públicos. Adaptado a um caminhão Scania, o baú carroceria se transforma em palco em apenas uma hora, com 45 m² de área de cena.

A promoção é da Fundação Cultural de Apucarana (FUNCAP) e Prefeitura de Apucarana. Ao município, o caminhão teatro carrega ainda o projeto paralelo “Um Sorriso pela Estrada”, que acompanha o pianista.

O pianista e o projeto - Nascido no Rio de Janeiro, Arthur Moreira Lima começou a estudar piano aos seis anos, e já aos nove tocava um concerto de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Projetou-se internacionalmente no Concurso Chopin de Varsóvia. Laureou-se também em concursos tradicionais da Inglaterra e Moscou.

Passou por turnês em todos os continentes, se apresentou com orquestras e regentes famosos lotando as principais salas de concertos do mundo e já gravou nos Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, Japão, Suíça, Bulgária e Polônia

A crítica mundial já o chamou de "O Pelé do Piano", considerou sua gravação dos Noturnos de Chopin "o mais importante registro pianístico do ano" e escreveu "Moreira Lima sabe tudo sobre o piano romântico, fazendo seu instrumento falar". Sua permanente inquietação e a valorização que dá à nossa cultura o tornam o mais popular, versátil e completo dos intérpretes clássicos brasileiros.
O caminhão teatro iniciou suas apresentações em maio de 2002 e já foi objeto de reportagens nas revistas Trip, Isto É e CARAS, em jornais como Jornal da Tarde (SP), Gazeta Mercantil, O Estado de Minas e Diário Catarinense e em programas de televisão como o Programa do Jô e Fantástico, ambos da Rede Globo, entre outras publicações.