Beto Richa quer abrir querra contra o trafico no Paraná.

30-08-2010 14:31

Beto Richa quer abrir guerra contra o tráfico no Paraná

Seg, 30 de Agosto de 2010 14:05

O candidato ao governo do Paraná, Beto Richa (PSDB) disse que vai declarar guerra contra o crack e dar suporte para dependentes e  famílias. "As polícias estaduais vão atuar em conjunto com as forças federais, envolvendo a Polícia Federal, Força Nacional de Segurança e a Interpol", ressalta...

“Como governador, vou abrir guerra ao crack. Vou tratar este mal com todo rigor que ele merece. Vou criar Centros de Recuperação para Dependentes de Drogas em todas as regiões do Estado”, afirmou Beto em seu programa na TV na noite desta sexta-feira (27).

Beto é o único dos candidatos a governador com experiência na área. Quando foi prefeito de Curitiba, criou a primeira secretaria municipal Antidrogas do Brasil. Na época, se prendeu o traficante Fernandinho Beira-mar e o Juan Carlos Abadia por operação dessa secretaria.

Para combater a venda da droga, as polícias estaduais vão atuar em conjunto com as forças federais, envolvendo a Polícia Federal, Força Nacional de Segurança e a Interpol. Atualmente, 70% das drogas e armas apreendidas no Brasil entram pelas fronteiras do Paraná. “Para tirar o Paraná da rota do tráfico de drogas e de armas, vou proteger a fronteira e vou cuidar dos nossos jovens”, disse Richa.

Beto Richa foi buscar boas soluções na Itália, Portugal e Holanda para dar suporte às famílias com parentes dependentes. “Nestes países, o dependente é tratado como doente. Ele precisa de remédio e tratamento em três etapas: isolamento, medicação e comunidades de recuperação”, disse.

O Paraná vai ganhar quatro Centros de Recuperação para Dependentes de Drogas: em Maringá, Londrina, Cascavel e Piraquara. Estas unidades farão ao atendimento emergencial para os dependentes. As comunidades terapêuticas também vão participar do processo de recuperação dos usuários de crack, oferecendo atendimento psicológico e terapias ocupacionais, como artesanato e tarefas domésticas. “Cerca de 150 comunidades terapêuticas já funcionam no Paraná de maneira heróica. Vamos dar o apoio técnico, administrativo e financeiro para que possam atender mais e melhor”,

Na área de prevenção, serão formados Líderes para Mudança, que vão coordenar atividades educativas para orientar jovens. Estes líderes ajudaram a formar mais líderes formando um grande corrente de combate as drogas.