Alunos do Núcleo Regional da Educação de Apucarana, visitam o assentamento Dorcelina Folador

01-09-2010 14:14

Alunos do Núcleo Regional da Educação de Apucarana, visitam o assentamento Dorcelina Folador

Qua, 01 de Setembro de 2010 11:32

No último dia 28 de agosto de 2010, mais de cem alunos do Colégio Estadual Dr. Júlio Junqueira, localizado no Distrito de Aricanduva no município de Arapongas, realizaram uma visita ao assentamento do MST “Dorcelina Folador”, Zona Rural de Arapongas...

Esta atividade faz parte do projeto “Educação no Campo” que em conjunto com o NRE de Apucarana propiciou durante todo o dia atividades envolvendo a direção, professores, funcionários e alunos da escola. O Assentamento do MST Dorcelina Folador existe a aproximadamente dez anos e mesmo tendo passado por vários problemas no início da sua implantação, atualmente é um dos assentamentos considerado “modelo” para o Paraná e Brasil.


Durante a visita, os alunos da escola participaram de duas palestras sendo a primeira ministrada por um dos coordenadores do núcleo de famílias, que relatou um breve histórico do Assentamento. Posteriormente, houve a palestra  sobre “Gestão Ambiental” ministrada pelos alunos da Unopar.


No decorrer do dia os alunos também participaram de dinâmicas, danças, torneio de futebol e oficinas de jogos, com intervalos para alimentação. A visitação foi encerrada com a ida dos alunos na  “leiteria” que futuramente fará parte do laticínio, a ser implementado no assentamento.

  • O objetivo da visitação dos alunos ao assentamento é mostrar que “O movimento tem uma função social e traz para o campo aquele que não tem recursos, treinando para que viva em comunidade e aprenda a produzir e a viver da terra, buscando seu próprio sustento e sabendo valorizá-la”, diz um dos coordenadores do assentamento Sr. João de Deus.

Para a técnica pedagógica da disciplina de Geografia e coordenadora da Educação do Campo, do NRE de Apucarana, Profª. Cristiane Jonas Francisconi, ”Iniciativas como esta de levar os alunos a terem contato com os mais diversos movimentos sociais, visam a enriquecer o processo de ensino aprendizagem dos mesmos, buscando a valorização e o resgate do homem do campo, tentando desmistificar alguns conceitos errôneos com relação a permanência e a sobrevivência do trabalhador rural”.

Da Redação com informações do NRE-Apucarana

 


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