"Banqueiros estão jogando os bancários para greve", diz sindicato de Apucarana

14-09-2010 18:20

"Banqueiros estão jogando os bancários para greve", diz sindicato de Apucarana

Ter, 14 de Setembro de 2010 13:16

O Sindicato dos Bancários de Apucarana e região promoveu protesto defronte aos bancos Bradesco e Real Santander. A manifestação desta terça-feira (14), pela manhã se deu pela falta de vontade dos banqueiros em negociar melhorias para a categoria. "Eles faturam e prejudicam a todos..."

O movimento dos bancários desta terça-feira (14), ocorre em todo o Brasil. É uma continuidade da campanha salarial 2010 dos bancários e até o momento não houve avanço. Três rodadas de negociações já foram tentadas sem concordância patronal. Essa semana se dará a quarta e última busca pelo entendimento. "A princípio, notamos que não há o desejo - mais uma vez - de negociar com os bancários", disse um dos dirigentes do sindicato. "Estão jogando os bancários para a greve", ressalta.

O sindicato enfatiza que buscam - entre outras questões - resolver problemas como a falta de segurança nas agências, saúde do trabalhador e avanços nos planos para melhorias salarias, de fato para a categoria que carece ainda de maior estruturação de pessoal - mais contratações.

presidente do sindicato em Apucarana, Damião Rodrigues disse à nossa reportagem que a intenção é pressionar a Federação Nacional dos Bancos - Fenaban. Damião lembra que nesta quarta-feira (15) e na quinta, têm reunião para se apresentar mais uma vez a proposta dos bancários, que é de 11% de reajuste salarial - o tema da última rodada programada de negociações é "Remuneração".

A manifestação em Apucarana, se deu defronte aos Bancos Bradesco e Real/Santander. Segundo o presidente, a motivação é notória. "O Bradesco, sistematicamente se recusa a negociar com os bancários", diz. "Ele se apresenta como - o banco presente, quando na realidade é equidistante dos clientes e seus colaboradores", enfatiza Damião.

Quanto ao Real/Santander, seu presidente o é também da Fenaban, por isso o protesto em seus bancos. "Para deixar bem claro a ele e o grupo interncaional, que os bancários brasileiros não baixam as cabeças para quem só busca lucros sem atender e buscar uma negociação que seja justa para - colaboradores e clientes", denota.

Após o manifesto em Apucarana, os dirigentes do sindicato - que é regional - seguiram para outras cidades e seus bancos na região de sua abrangência.

Da Redação - ApuKaOnline